top of page

10 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE A ENFERMAGEM

  • Foto do escritor: Lorena Virgínia
    Lorena Virgínia
  • 21 de mar. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 3 de mai. de 2018

Provavelmente existem dezenas de curiosidades sobre a Enfermagem, mas aqui eu vou compartilhar com vocês apenas uma parte delas, mais especificamente envolvendo 10 tópicos, os quais foram apresentados a minha turma por uma visita especial da professora Andréa Tavares.

Observação importante: as curiosidades estão ordenadas de forma aleatória.


CURIOSIDADES

  • Origem do nome "enfermeira"

A junção das palavras latinas "nutrix" - que significa mãe - e o verbo "nutrire" (significado: criar e nutrir) acabaram formando, ao longo dos anos, a palavra "nurse", uma palavra inglesa que traduzindo para o português significa "enfermeiro/a".

  • Vestimentas - A evolução de uniformes

As roupas da Enfermagem já foram todas azuis ou todas brancas, já usou-se aventais, toucas, broches e até mesmo uma capa. Os uniformes na cor azul ou branca são vistos até hoje, as outras vestimentas, por outro lado, ficaram no passado, apesar de expressar um traço da identidade do profissional Enfermagem ao longo dos anos. Como visto na organização dessa área da saúde na Idade Média, os religiosos tinham um papel importante no cuidado, dentre eles estavam as freiras. É delas que foram herdados os primeiros uniformes, seguindo a lógica de serem compridos e fechados para evitar que as enfermeiras contraíssem infecções. Houve também um processo de laicização para que fosse deixada de lado a parte religiosa que a Enfermagem até então carregava historicamente, incluindo aí modificações dos uniformes. As toucas/chapéus eram uma forma de identificar a função de cada enfermeiro(a), logo, havia uma cerimônia toda vez que um(a) enfermeiro(a) iria adquirir um novo chapéu. Com a evolução da medicina e da enfermagem, as vestimentas diminuíram seu volume tornando mais confortável o trabalho das enfermeiras. Nos anos 70 e 80 uma grande mudança cultural fez as enfermeiras abandonarem os vestidos e passaram a usar calças.

Figura 1. Fonte: O Guia da Enfermagem.


CANTINHO DA CURIOSIDADE:

Dr. William Halsted era um médico-cirurgião que estava apaixonado por Caroline Hampton, sua noiva e também enfermeira. Ela teve dermatite ao lavar suas mãos com produtos químicos, logo, seu marido procurou uma forma de proteger as mãos da sua noiva, encontrando a solução em luvas de látex, criando as primeiras luvas utilizadas. Após esse feito, observou que as infecções durante cirurgias diminuíram, levando-o a criar os primeiros aventais e toucas para serem usados em cirurgias.

  • A lâmpada - O famoso símbolo da Enfermagem

O símbolo da Enfermagem, a lâmpada, tem uma história por trás. Ela está diretamente ligada à Florence Nightingale, uma das precursoras da Enfermagem na Inglaterra e no mundo e conhecida como a "Dama da Lâmpada". Acontece que essa mulher, sempre que ia visitar os enfermos, ainda era noite. Dessa forma, ela utilizava uma lamparina para se guiar até o alojamento dos doentes. Como Florence foi fundamental para a Enfermagem, a luz da lamparina ficou simbolizada na lâmpada que hoje é o principal objeto que remete todos à essa profissão.


Figura 2. Fonte: ENFERMAGEM - MAIS AMOR SEM FAVOR.


  • Além de Florence Nightingale...

Florece foi muito importante no panorama mundial assim como no britânico, mas também tivemos outras grandes representantes da Enfermagem em seus respectivos países. Mary Jane Seacole foi uma enfermeira jamaicana que também esteve presente durante a Guerra da Crimeia, assim como Florence; Lillian Wald foi uma enfermeira estadunidense conhecida por sua contribuição aos direitos humanos e também fundadora da comunidade estadunidense de enfermagem; Elizabeth Kenny foi uma enfermeira australiana que descobriu um novo e efetivo tratamento para a poliomielite (paralisia infantil), conhecido como "método de Kenny" e, finalmente, Ana Néri, uma enfermeira brasileira que pediu para ir ajudar na Guerra do Paraguai pois tinha como objetivo ficar perto de seus filhos, mas acabou fazendo muito mais do que isso, provocando uma mudança significativa no rumo da Enfermagem brasileira.

Figura 3. Mary Jane Seacole, Lillian Wald, Elizabeth Kenny e Ana Néri, respectivamente. Fonte: Google.

  • O culpado é o mordomo - Agatha Cristhie

Esta escritora, conhecida como "Rainha do Crime", trabalhou como enfermeira durante a Primeira Guerra Mundial e também foi assistente em uma botica (algo parecido com uma farmácia). Bom, agora você, assim como eu, já sabe de onde vem tanta inspiração para todos aqueles livros...

Figura 4. Agatha Cristhie. Fonte: VIX.

  • 1ª Guerra Mundial - O trem que recolhia

Durante a Grande Guerra, o tratamento dos enfermos era feito por meio de um trem. As enfermeiras - que predominavam nesse período, pois os homens eram recrutados e estavam lutando na guerra - entravam em um trem que seguia viagem e, caso no caminho encontrassem algum ferido, ele era trazido para dentro do trem e lá era recebido para ser cuidado pelas enfermeiras.

  • E a cobra vai fumar... (FEB - Força Expedicionária Brasileira)

A FEB enviou para a guerra não só soldados, como também enfermeiras.

Figura 5. Enfermeiras enviadas pela FEB. Fonte: PORTAL FEB

  • Enfermeromoças?

Sim, em 1930 a enfermeira norte-americana Ellen Church – à época, com 25 anos – sugeriu a William Boeing que sua empresa, a Boeing Air Transport, colocasse enfermeiras nos aviões para cuidar da segurança e saúde dos passageiros nos voos.

Figura 6. Ellen Church, a primeira aeromoça. Fonte: O BLOG DA AVIAÇÃO.

  • 2ª Guerra Mundial - Enfermeiras paraquedistas!

Durante a Segunda Guerra Mundial, as enfermeiras tiveram que recorrer a medidas um pouco mais radicais para conseguir chegar até os feridos e efetuar o cuidado...

Figura 7. Maria de Lourdes preparada para saltar. Fonte: Dos Veteranos da Guerra do Ultramar.

  • O beijo! - New York

O famoso beijo foi entre uma enfermeira e um marinheiro na Times Square, Nova York. Essa foto marcou o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Figura 8. O beijo da vitória. Fonte: tudo interessante.


Recomendações cinematográficas:

- Outlander (série de TV)

- Call the Midwife (série de TV)


FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

https://oguiadaenfermagem.wordpress.com/2013/04/25/os-uniformes-das-enfermeiras-atraves-dos-anos/

Figura 1 - Disponível em: <https://oguiadaenfermagem.wordpress.com/2013/04/25/os-uniformes-das-enfermeiras-atraves-dos-anos/>

Figura 2 - Disponível em: <https://enfermagemmaisamorsemfavor.wordpress.com/2016/10/11/simbologia/>

Figura 4 - Disponível em: <https://www.vix.com/pt/bbr/ciencia/3283/agatha-christie-5-livros-da-rainha-do-crime-que-voce-tem-que-ler>

Figura 5 - Disponível em: <http://www.portalfeb.com.br/relacao-nominal-das-enfermeiras-da-forca-expedicionaria-brasileira/>

Figura 6 - Disponível em: <https://oblogdaaviacaocivil.wordpress.com/2015/12/28/e-tudo-comecou-com-uma-enfermeira/>

Figura 7 - Disponível em: <http://ultramar.terraweb.biz/Noticia_Enfermeiras_PQ_RevistaUnica_Expresso.htm>

Figura 8 - Disponível em: <https://www.tudointeressante.com.br/2016/05/25-fotos-historicas-que-mostram-momentos-de-amor-durante-guerras.html>

Comentarios


bottom of page