top of page

ANA NÉRI

  • Foto do escritor: Lorena Virgínia
    Lorena Virgínia
  • 16 de mar. de 2018
  • 1 min de leitura

Atualizado: 1 de mai. de 2018

Em 13 de dezembro de 1814, na Bahia, nascia Ana Justina Ferreira, uma das grandes figuras da Enfermagem que trouxe muitas melhorias, especialmente para a Enfermagem brasileira.

Ela teve dois filhos, um médico militar e um oficial do exército, os quais foram convocados para participar e atuar durante a guerra. Seu filho mais novo, um estudante de medicina no sexto período, ofereceu seus serviços para ajudar na Guerra do Paraguai, deixando Ana sozinha, pois também já era viúva. Não querendo se separar da família, ela também se oferece para ajudar na guerra e escreve para o presidente que ficaria à disposição do país, sendo a primeira enfermeira voluntária do Brasil. Assim como Florence Nightingale, ela rompeu com os preconceitos da época que faziam da mulher prisioneira do lar. Ela revolucionou a forma de tratamento nos alojamentos militares dos feridos aplicando o saneamento necessário, improvisando hospitais com o material que possuía ali e provendo conforto para os doentes. Ela volta para o Brasil cinco anos após sua partida, ganhando admiração, medalhas humanitárias e uma homenagem: seu nome foi dado à primeira escola de Enfermagem oficializada do Brasil, em 1923, a qual fazia parte da Universidade do Brasil. Apesar de ter falecido em 20 de maio de 1880 aos 66 anos de idade, no Rio de Janeiro, Ana Néri até hoje está presente na mente e nos corações de muitos.


CANTINHO DA CURIOSIDADE:

O enfermeiro-chefe, no Brasil, também é popularmente chamado de Ana Néri, por motivos de ligação entre a história da Enfermagem e do exercício da profissão.


FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

http://interativaenfermagem.blogspot.com.br/2012/07/voce-sabe-origem-do-nome-enfermeira.html

https://www.abenpe.com.br/home/hist_enfermagem.pdf

http://www.medicinaintensiva.com.br/enfermagem-historia.htm#nn

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page