top of page

ENTIDADES DE CLASSE DA ENFERMAGEM

  • Foto do escritor: Lorena Virgínia
    Lorena Virgínia
  • 26 de mar. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 3 de mai. de 2018

Todas as profissões possuem suas próprias entidades de classe, as quais (dependendo da Entidade da qual está se falando) têm como função zelar pelo exercício da profissão, representar e defender o profissional de acordo com os seus direitos e lutar por melhorias no campo de atuação da profissão que representa. Aqui, falarei brevemente sobre as principais Entidades de classe da Enfermagem.

  • International Council of Nurses (Conselho Internacional de Enfermeiros)

É uma federação de mais de 130 associações nacionais de enfermeiros, representando os mais de 20 milhões de enfermeiras e enfermeiros ao redor do mundo. Fundada em 1899, é a primeira organização internacional e de maior alcance para profissionais da saúde. Operado por enfemeiros e liderados por enfermeiros internacionalmente, esse conselho trabalha para garantir a qualidade do cuidado provido pelos enfermeiros para todos, sondagem das políticas de saúde globais, o avanço do conhecimento da Enfermagem e a presença no mundo inteiro de uma profissão de Enfermagem respeitada e trabalhadores competentes e satisfeitos na Enfermagem. As redes e conexões cada vez mais numerosas do Conselho Internacional de Enfermeiros reforçam a importância de fortes ligações com organizações nacionais, regionais e internacionais de Enfermagem e de não-Enfermagem. Construir relações positivas a nível internacional ajudar a posicionar o conselho, enfermeiros e enfermeiras para o presente e para o futuro. Eles trabalham com agências especializadas do sistema das Nações Unidas (ONU), particularmente com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Internacional do Trabalho e o Banco Mundial, sendo importante para os enfermeiros de todos os lugares. Também trabalham em estreita colaboração com uma série de organizações não governamentais internacionais (ONGs).


Para mais informações, acesse o site oficial do ICN: http://www.icn.ch/

  • ABEn (Associação Brasileira de Enfermagem)

Eu tive a honra de conhecer a sede dessa organização no meu estado de Pernambuco, através de uma visita realizada com a minha sala, liderada pela professora Sheila. A ABEn discute tudo sobre a Enfermagem, incluindo a parte salarial. Não é uma associação obrigatória, ou seja, só os Enfermeiros ou estudantes de Enfermagem que estejam interessados é que se vinculam voluntariamente, dependendo, portanto, de recursos para sua manutenção. Um detalhe muito importante: a sede nacional fica situada em Brasília, enquanto alguns estados (mas nem todos) possuem sua própria sede também, como é o caso de Pernambuco (ABEn - PE). Existe uma anuidade facultativa para aqueles que desejam fazer parte da ABEn, sendo o valor de R$ 208,00 para enfermeiros já formados e o valor de R$ 95,00 para alunos de Enfermagem.


Para mais informações sobre a ABEn pernambucana: http://www.abenpe.com.br/home/

Para mais informações sobre a ABEn nacional: http://www.abennacional.org.br/

  • Cofen (Conselho Federal de Enfermagem)

A sede do Cofen é em Brasília e algumas das funções desta Entidade são normatizar e expedir instruções, para uniformidade de procedimento e bom funcionamento dos Conselhos Regionais; esclarecer dúvidas apresentadas pelos COREN's; apreciar decisões dos COREN's, homologando, suprindo ou anulando atos praticados por este; promover estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional e exercer as demais atribuições que lhe forem conferidas por lei.


Para mais informações sobre o Cofen: http://www.cofen.gov.br/

  • Coren - PE (Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco)

Recebemos a visita do enfermeiro Ronaldo Vasconcelos, especialista em saúde coletiva, para explicar um pouco sobre o Coren e seu papel para a contribuição com a Enfermagem. O Coren está presente em 27 estados e para que o enfermeiro possa exercer sua profissão em determinado estado, é necessário que ele esteja vinculado ao Coren atuante da região, caso contrário, não pode exercê-la, sendo assim, a associação é obrigatória. O Coren é responsável pela garantia de qualidade, proteção à sociedade e regulamentação do serviço prestado. Existe anuidade para todos aqueles que fazem parte do Coren, gerando uma multa para aqueles que não pagam.


CANTINHO DA CURIOSIDADE:

A cada três anos, é feita uma nova eleição para eleger os representantes profissionais da Enfermagem brasileira.


Para mais informações sobre o Coren-PE: http://www.coren-pe.gov.br/novo/

  • Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (SEEPE)

O papel principal do sindicato de todas as profissões é defender os direitos do trabalhador da classe que representa e lutar por melhorias, e no Sindicato dos Enfermeiros não é diferente. O SEEPE foi fundado em 1979 e sua gestão é de quatro anos, com eleição direta. O sindicato foi constituído para representação legal da categoria na base territorial do Estado de Pernambuco.


Para mais informações sobre o SEEPE: http://www.seepe.org.br/


FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

https://www.abenpe.com.br/home/hist_enfermagem.pdf

http://www.icn.ch/

https://www.abenpe.com.br/home/hist_enfermagem.pdf

Comments


bottom of page