top of page

ORGANIZAÇÃO DA ENFERMAGEM E DA SAÚDE NA IDADE MÉDIA

  • Foto do escritor: Lorena Virgínia
    Lorena Virgínia
  • 14 de mar. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 1 de mai. de 2018

Primeiramente, é importante saber que o contexto social, político e econômico tem forte influência no tipo de cuidado. Os grandes influenciadores, na Idade Média, em sua maioria, eram condensados na figura da Igreja Católica.

Assim como minha professora iniciou a aula sobre esse assunto, eu convido você a refletir sobre as seguintes questões:

  1. Quais os acontecimentos e influências que marcaram as práticas de Enfermagem na Idade Média e quais as entidades que serviram de alicerce durante este período?

  2. Qual o papel das mulheres e qual sua influência durante a Idade Média?

  3. Quais as práticas de cuidado exercidas na Idade Média?

  4. Que fatores contribuíram para o surgimento de epidemias nesta época?

  5. Quais os grupos que contribuíram para o desenvolvimento e fortalecimento da saúde na Idade Média?

São cinco questões que permeiam essa discussão sobre o papel da Idade Média na construção da história da Enfermagem. Como dito lá em cima, a Igreja Católica era tida como única organização cosmopolita, estruturada em monastérios (para quem não conhece a palavra, aqui está a definição dada pelo Dicionário Online de Português: local específico onde vivem os monges, mosteiro). Acredito que você já tenha ouvido falar sobre a peste negra, uma famosa epidemia que dizimou cerca de 1/3 de toda a Europa. Portanto, vou explicar para você quais foram as condições que contribuíram para essa disseminação, não só da peste negra, mas também de muitas outras doenças. Na Idade Média, existiam grandes aglomerados humanos na cidades, o suprimento de água acontecia através de cisternas (são fontes naturais ou poços cavados) e havia falta de saneamento básico, logo, a expectativa de vida era muito baixa. Uma curiosidade dessa época é que as doenças eram avaliadas como atos divinos, ou seja, se você estivesse doente era porque estava pagando pelos seus pecados através da enfermidade, uma espécie de punição.

  • Como era o cuidado e os cuidadores na Idade Média?

A sociedade ainda vivia em um patriarcalismo até a metade da Idade Média, por essa razão a Enfermagem era majoritariamente exercida por homens por um bom tempo. Foram organizadas instituições de diáconos e diaconisas (nota-se aí a forte presença da Igreja dentro do campo da saúde, uma vez que esses dois grupos de homens e mulheres, respectivamente, contribuíam a fim de servir ao divino), os quais eram voluntários, para que eles pudessem ser educadores em saúde. Nesse período, também foi criada a ordem das mulheres, as quais trabalhavam no cuidado e na assistência sob a supervisão de uma madre supervisora.

  • Como eram os hospitais da Idade Média?

Segue abaixo duas fotos do mais antigo hospital da cidade de Paris que podem ser comparadas entre si.

Figura 1. O Hôtel-Dieu de Paris em 1880. Fonte: Wikimedia.


Figura 2. Entrada principal do Hôtel-Dieu de Paris em 2007. Fonte: Wikipedia.

  • Contexto histórico e suas contribuições para a Enfermagem

As cruzadas tiveram um papel fundamental, pois levaram ao desenvolvimento de estruturas existentes na Enfermagem até os dias de hoje. A caminhada para a Terra Santa era árdua e longa, sem provisão alimentar suficiente nem precauções sanitárias, logo, a Igreja, juntamente com o povo construiu hospitais. Nesse contexto, existia uma rígida hierarquia e disciplina herdadas do regime presente durante as cruzadas. Reforço novamente que a Enfermagem era predominantemente exercida pelo sexo masculino na Idade Média.


CANTINHO DA CURIOSIDADE:

As matronas romanas eram mulheres da alta nobreza que abdicaram da vida social para aderir à causa do cristianismo e utilizaram suas casas como abrigo (porém, diferentemente das religiosas, elas não faziam nenhum voto religioso).


FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

https://www.dicio.com.br/monasterio/

Figura 1 - Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_H%C3%B4tel_Dieu,_Paris._Line_engraving_by_R._Wallis,_1830,_af_Wellcome_V0014308.jpg>

Figura 2 - Disponível em:

<https://en.wikipedia.org/wiki/H%C3%B4tel-Dieu_de_Paris>

Comments


bottom of page